top of page
banner página 2025.jpg

Nesta edição, o evento traz uma bela homenagem a dois ícones sagrados da música popular brasileira: Gal Costa que faria 80 anos em setembro e Caetano Veloso. Os responsáveis em trazer toda emoção pro público são dois artistas talentosos da nova geração: Alice Caymmi e Catto que se apresentam junto com a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.

 

Novidades 2025

 

Este ano, serão 13 apresentações, inclusive duas internacionais e com uma novidade, a abertura que sempre foi às quintas, será na sexta-feira (27/7) e num lugar novo pela primeira vez, fora de um teatro, no Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3 – Valongo), a partir das 19h, com quatro shows. Já no sábado (28/7), os shows seguem das 14h às 1h.

Quem for ao Arcos também poderá conferir uma feira criativa com cerca de 30 expositores locais para assim cumprir mais um objetivo do Festival que é fomentar a economia local. Haverá também uma praça de alimentação e um espacinho kids onde os pais podem deixar seus filhos enquanto curtem o festival. A programação no Arcos do Valongo, nessa edição, acontece na sexta e no sábado.

No domingo (29/7), haverá uma programação especial a partir das 15h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão - Santos), com homenagem a Elis Regina que também completaria 80 anos. Por isso, o jornalista e escritor Júlio Maria vai relançar o livro “ELIS – NADA SERÁ COMO ANTES”, com histórias inéditas. Haverá um bate-papo e também a participação da cantora Indiana Nomma, interpretando Elis.

​"Estamos ansiosos para mais um ano, nosso festival já é tradicional e movimenta o público da região e de outras partes do estado incrementando a economia local. Por ser no último fim de semana de julho, temos o privilégio de encerrar a programação de férias. Com essa edição, fecharemos a totalidade de shows em pouco mais de 250 apresentações - sempre mesclando artistas locais com os de repercussão nacional e até internacional de todas as vertentes do jazz, não esquecendo de reverenciar os grandes nomes da música”, conta Denise Covas, diretora-executiva do festival.

 

Mais sobre o Festival

O line-up sempre busca representar a diversidade com a presença de artistas negros, LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas de todas as gerações justamente para agregar todos os públicos. Aliás, o compromisso com a representatividade Lgbt+ foi firmado com o Conselho Municipal de Políticas LGBT (CONLGBT) e segue como todos os anos, um festival diverso, grátis e plural.

“O Santos Jazz Festival tem no DNA trazer música boa, artistas renomados e valorizar os nossos músicos locais com o objetivo de democratizar o acesso e ampliar o repertório cultural em nossa região. Por isso, todas as nossas atividades são gratuitas para todos os públicos. O Santos Jazz tem como identidade a promoção da inclusão e o respeito à diversidade. Não por acaso o festival sempre destaca e prioriza a escalação de talentosos artistas negros, mulheres e LGBTQIAP+ na programação de shows do festival, diversidade que também é constatada na nossa plural equipe de produção” diz Jamir Lopes, curador e diretor de produção do festival.

A inclusão e acessibilidade também estão presentes sempre, com um local que oferece toda comodidade para todos. A equipe de apoio também é diversa, assim como é a sociedade.

O Santos Jazz Festival também está em consonância com os ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

  • 3: SAÚDE E BEM-ESTAR. Investir em cultura é investir em saúde mental e bem-estar.

  • 5: IGUALDADE DE GÊNERO: nos nossos eventos reforçamos a presença de mulheres.

  • 10: REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES. Inclusão social independente de gênero, raça..

  • 11: CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: preservação cultural valorizando espaços no Centro Histórico como o Arcos do Valongo e a Pinacoteca Benedicto Calixto.

  • 18: IGUALDADE E ÉTNICA-RACIAL. ODS nova anunciada pelo presidente Lula, em setembro de 2023, na ONU.

PROGRAMAÇÃO - SHOWS

Dia 25/07 (sexta-feira)

ícone títulos.png

ARCOS DO VALONGO

vdj santos jazz_dj mamuth.jpg

18h -  VDJ Mamuth

orquestra sinfônica.jpg
CATTO_Ivi Maiga Bugrimenko.jpg
alice caymmi.jpg

19h - Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida

Catto & Alice Caymmi – Homenagem à Gal Costa e Caetano Veloso

KEITH DUNN e The Simi Brothers.jpg

21h - Keith Dunn (EUA) & The Simi Brothers

ROSA ROSAH.jpg

22h30 - Rosa Rosah & Banda – Lançamento do álbum ”O Som do Guizo”

joabe reis.jpg
Vanessa Moreno.jpg

23h50 - Joabe Reis convida Vanessa Moreno

01h30 -  DJ Mamuth

Dia 26/07 (sábado)

ícone títulos.png

ARCOS DO VALONGO

vdj santos jazz_dj mamuth.jpg

13h -  VDJ Mamuth

projeto guri.jpg

14h30 - Camerata e Coral do Projeto Guri

pret a porter.jpg

15h30 - Quarteto Prêt-à-porter 

com Kadu Abecassis, Barbara Dias, Fabiano Guedes e Tanauan Nogueira

Americana Jazz Big Band.jpg

17h - Americana Jazz Big Band

Big Chico.jpg

18h30 - Big Chico – Tributo aos 100 anos de BB King

ivan mazuze.jpg
NEY-CONCEICAO.jpg

20h - Ivan Mazuze (Moçambique), Ney Conceição & Banda

gibi wagner.jpg
gab veneziane.jpg

21h30 - Michael in Jazz – com Gibi Wagner & Gab Veneziani + Banda

marcelo mariano.jpg
pedro mariano.jpg

23h - Marcelo Mariano Quinteto convida Pedro Mariano

vdj santos jazz_dj mamuth.jpg

01h -  Baile Charme CHOCOLATH CHIC com DJ Mamuth e convidados

Dia 28/07 (domingo)

ícone títulos.png

PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO

julio maria.jpg
indiana nomma.jpg

15h - “Cantos & Contos - Elis 80 anos”com o Lançamento da nova edição do livro

“Nada Será Como Antes”- do jornalista Júlio Maria (Cia das Letras)

e interações musicais da cantora Indiana Nomma

theorema trio.jpg
monna.jpg

17h - Theorema Trio convida Monna

EVENTOS PARALELOS

A Praça de Alimentação terá cerca de 20 operações contemplando todos os gostos, desde o hamburger, sempre campeão de vendas, passando por opções veganas, snacks japonês, empanadas, e claro, doces diversos para fechar as noites!

Quanto as bebidas, a cerveja oficial será a Estiva, marca da nossa cidade, que a galera adora.

E o público também terá a opção de vinhos do Merlô Vinho & Bossa, drinks, água e refri!

Festival de economia criativa, de Santos, atua há oito anos na cidade, trazendo exposições de marcas autorais, artistas visuais, música, gastronomia e cultura. Foi o primeira festival criativo a ocupar os espaços públicos da cidade, explorando todos os pontos turísticos e históricos da cidade, o que lhe rendeu a colocação de finalista do Prêmio Brasil Criativo 2022, a premiação oficial da economia criativa do país, na categoria Arte Urbana.

Estará novamente no Santos Jazz Festival, trazendo uma curadoria refinada, com 30 expositores selecionados de diversos segmentos das artes manuais, visuais e gastronômicas.

regua vertical_site.png
bottom of page